Aqui tem saúde

com qualidade
certificada

MATRIZ
ACIDO FOLICO RECEPTORES ANTICORPOS (FRAT)

Exames

ACIDO FOLICO RECEPTORES ANTICORPOS (FRAT)

Instruções

– Não tomar suplementos de ácido fólico nem consumir alimentos fortificados com ácido fólico 72 horas antes da coleta.
– Do ponto de vista estritamente clínico, o teste FRAT avalia a presença de biomarcadores associados à Deficiência Cerebral de Folato (CFD). Especificamente, o teste quantifica dois tipos de autoanticorpos contra o Receptor de Folato Alfa (FR?):
– Autoanticorpos Bloqueadores: ligam-se diretamente ao sítio de união do receptor, impedindo fisicamente que o folato se acople.
– Autoanticorpos de Ligação (Binding): ligam-se a outras partes do receptor, desencadeando uma resposta inflamatória mediada pelo complemento, que degrada a função do receptor.
– Ambos os autoanticorpos levam à hipofolatemia cerebral funcional, independentemente de os níveis de folato periférico estarem normais.
– Um resultado positivo para qualquer um dos autoanticorpos avaliados no teste FRAT justifica o uso de leucovorina em vez de ácido fólico.
– A leucovorina tem uma constante de afinidade significativamente maior pelo Transportador de Folato Reduzido (RFC).
– Em doses farmacológicas, o RFC funciona como uma via alternativa (bypass), permitindo que o folato alcance o sistema nervoso central apesar do bloqueio do receptor alfa.
– As evidências disponíveis (estudos do Dr. Frye et al.) sugerem que a identificação precoce desses autoanticorpos e o início do tratamento com leucovorina correlacionam-se com melhorias significativas na comunicação receptiva e expressiva.

Fale com a gente sempre que precisar

Central de Atendimento

Seg. a Sex. das 06h às 18h | Sáb. das 06h às 12h

Perguntas frequentes

Tire dúvidas rápidas sobre os procedimentos.

Encontre uma Unidade de Coleta

Tem sempre um LabFQ pertinho de você!