Aqui tem saúde

com qualidade
certificada

MATRIZ
ACIDO FITANICO ACIDO PRISTANICO – ÁCIDOS GRAXOS RAMIFICADOS

Exames

ACIDO FITANICO ACIDO PRISTANICO – ÁCIDOS GRAXOS RAMIFICADOS

Instruções

– Jejum desejável de 4 horas.
– A determinação dos ácidos pristânico e fitânico é útil para o diagnóstico de doenças em que há defeito na função do peroxissomo.
– Essas doenças são geneticamente determinadas e tão heterogêneas quanto sua manifestação clínica. Entre elas estão o defeitos da biogênese do peroxissomo, que incluem a doença de Zellweger, a adrenoleucodistrofia neonatal e a doença de Refsum neonatal, de herança autossômica recessiva, que se caracterizam por múltiplas falhas da função peroxissomal e se manifestam precocemente com hipotonia, retardo grave do desenvolvimento neuropsicomotor, dismorfismo facial, perda auditiva e visual e alteração da função hepática e renal.
– A adrenoleucodistrofia (ALD) e sua variante, a adrenomieloneuropatia, que tem herança recessiva ligada ao cromossomo X, é a mais frequente das doenças peroxissomais e decorre de deficiência em proteína da membrana peroxissomal envolvida em transporte de ácidos graxos.
– A ALD caracteriza-se por graus variáveis de insuficiência adrenais associados à desmielinização do SNC, de instalação na infância e caráter progressivo. Já a adrenomieloneuropatia cursa com mais lentidão e começa mais tardiamente, causando neuropatia periférica e paraparesia espástica.
– E a doença de Refsum, de herança autossômica recessiva, caracterizada por ataxia, ictiose e retinite pigmentar.

Fale com a gente sempre que precisar

Central de Atendimento

Seg. a Sex. das 06h às 18h | Sáb. das 06h às 12h

Perguntas frequentes

Tire dúvidas rápidas sobre os procedimentos.

Encontre uma Unidade de Coleta

Tem sempre um LabFQ pertinho de você!